terça-feira, 19 de julho de 2011

HIDROTERAPIA


O termo hidroterapia é derivado das palavras gregas hidror - água e therapia - cura. Não se têm evidências de quando a água foi utilizada pela primeira vez de forma terapêutica, porém sabe-se que Hipócrates já utilizava ( 460-375 AC ) banhos quentes e frios como contraste para cura de doenças. Johann S. Hahn (1696-1773), é considerado, por muitos, o pai da hidroterapia moderna por tratar muitos de seus pacientes utilizando e aperfeiçoando esta técnica. Um monge chamado Sebastian Kneipp também ajudou popularizar o uso terapêutico da água no século 19.


Durante os banhos hidroterápicos, o corpo experimenta inúmeras sensações. A hidroterapia é indicada para tonificar o corpo, estimular a digestão, a circulação, o sistema imunológico e aliviar a dor. Tudo isso, porque o poderoso líquido faz aumentar a freqüência respiratória e cardíaca, o suprimento sangüíneo para os músculos, o metabolismo muscular, a circulação periférica e o relaxamento. Conseqüentemente, diminuem a pressão sangüínea, edemas e a sensibilidade nos terminais nervosos. Como proporciona maior liberdade de movimentos, os exercícios na água possibilitam trabalhar grandes grupos musculares de uma só vez. Podem ser feitos com muito mais facilidade do que em terra e, nesse aspecto, grávidas e idosos são os que mais tiram proveito.


Pode-se utilizar na hidroterapia calor e frio. Geralmente o calor acalma e relaxa o corpo, diminuindo a atividade dos órgãos internos. Já o frio, estimula e revigora a atividade interna. Se você está com os músculos tensos e ansiedade causada pelo estresse, um banho quente ou ducha pode resolver. Se está se sentindo cansada e estressada, você pode tentar tomar um banho morno, seguido de uma ducha rápida fria para ajudar na estimulação de seu corpo e sua mente.


Hoje, as técnicas mais utilizadas pela hidroterapia são as duchas, massagens, saunas, banhos de imersão completos ou parciais e compressas.


Dicas importantes antes de iniciar qualquer tratamento de hidroterapia.
- Se você é diabético, evite aplicações quentes nos pés e pernas. Evite também tratamentos quentes para o corpo todo.
- Aqueles com esclerose múltipla, diabetes, mulheres grávidas, ou pessoas que têm pressão arterial muito alta ou baixa, devem evitar banhos de imersão longos e quentes, assim como na sauna.
- Banhos frios para os pés, devem ser evitados em pessoas propensas à irritações na bexiga, que sofrem de reumatismo nos dedos dos pés e bacia, ou que têm inflamações pélvicas.
- Pessoas mais idosas ou crianças muito novas podem se cansar pelo calor excessivo das saunas ou banhos de imersão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário