terça-feira, 19 de julho de 2011

EUTONIA


Eutonia é uma terapia que trabalha o corpo e a mente, fornecendo ao homem conhecimento e autonomia para realizar os movimentos cotidianos (sentar-se e levantar-se, repousar, empregar força), mas com o tônus muscular equilibrado, sem gerar tensões desnecessárias e economizando energia.


De acordo com os princípios da Eutonia, todos nascemos com o tônus correto, que nos sustenta e mantém vivos. No entanto, o acúmulo de tensões e o desconhecimento da sua origem e localização no corpo, sobrecarregam algumas regiões, podendo gerar dor, má postura e problemas respiratórios.


A técnica foi criada em 1940 pela bailarina e musicista alemã Gerda Alexander. Vítima de endocardite (inflamação da membrana do coração), ela passou a estudar movimentos que não alteravam muito os ritmos cardíacos e respiratórios, pesquisando a relação qualidade de movimento. O alicerce do método está no profundo conhecimento anatômico e funcional do sistema ósseo, considerado eixo do corpo, e da exploração sensorial da pele, verdadeira antena dos mundos interno e externo do organismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário