terça-feira, 19 de julho de 2011

TERAPIA DE POLARIDADE


Mais praticada nos Estados Unidos e Europa, a Terapia da Polaridade foi desenvolvida pelo médico americano Randolph Stone no final da década de 50, na Índia, após décadas de pesquisas, absorveu os conhecimentos tradicionais da medicina oriental, principalmente a Ayurvédica (indiana), para elaborar os princípios de sua técnica.

Para os orientais, o Universo é constituído de energia que se manifesta de várias maneiras. Organismos vivos também fazem parte desse complexo dinâmico e são tanto mais saudáveis quanto mais equilibrado e harmonioso por seu fluxo de energia. A terapia da polaridade procura restabelecer a normalidade desse fluxo.

De acordo com os princípios ayurvédicos, Stone atribuiu polaridades aos dedos, conforme os elementos: terra (mindinho) e fogo (médio) são positivos; água (anular) e ar (indicador) são negativos. Éter (polegar) tem polaridade neutra. Assim, os contatos com o paciente são sempre bipolares. Por exemplo, para tratar uma dor no joelho, aplica-se o dedo médio (positivo) no ponto dolorido e o dedo indicador (negativo) no lado diametralmente oposto.

A terapia da polaridade trabalha com manipulações do corpo, por meio de contatos suaves dos dedos, e costuma ser realizada em sessões que procuram harmonizar o fluxo de energia do corpo todo. Além disso há manobras com objetivos específicos para tratar de problemas de órgãos internos.

Para Stone, fortemente impregnado da espiritualidade da medicina indiana, um estado mental positivo é o início da manutenção da boa saúde. Uma pessoa alegre fica menos doente. Assim como aquela que escolhe alimentos mais saudáveis. A vida, assim, pode ser uma jornada tranqüila, mesmo que dure muito tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário