terça-feira, 19 de julho de 2011

Fitoterapia


Portal Saúde gov - Ministério da Saúde.A Fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal, cuja abordagem incentiva o desenvolvimento comunitário, a solidariedade e a participação social.


                                                           Graviola contra o Câncer?


As plantas medicinais têm sido a base dos principais produtos para a saúde desde a Antigüidade, endossada pelos dados da Organização Mundial de Saúde, de que 80% da população mundial utiliza estas plantas ou preparações destas no que se refere à atenção primária de saúde. O reconhecimento de seu valor como recurso clínico, farmacêutico e econômico tem crescido progressivamente em vários países, os quais vêm normatizando e legislando acerca dos diferentes critérios de segurança, eficácia e qualidade que devem envolver esses produtos.


                                                 Globo Reporter - Fitoterapia


A ampliação das opções terapêuticas ofertadas aos usuários do Sistema Único de Saúde, com garantia de acesso a plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia, com segurança, eficácia e qualidade, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, é importante estratégia para melhoria da atenção à saúde da população e à inclusão social. Aliado a isto, o Brasil possui vantagens e oportunidades para desenvolvimento da terapêutica, aliadas ao crescente interesse popular e institucional no fortalecimento da fitoterapia no Sistema Único de Saúde.

Neste sentido, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica, vem desenvolvendo de forma participativa, democrática e transversal com todos os níveis e instâncias do governo e da sociedade, diversas ações voltadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, com vistas à ampliação do acesso a produtos e serviços aos usuários do SUS, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde.


Voltar     Proximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário