terça-feira, 19 de julho de 2011

NATUROPATIA


A Naturopatia é uma filosofia de vida fundamentada. Uma “ciência” que visa manter ou restabelecer o equilíbrio das funções orgânicas através de agentes naturais como alimentos, ervas medicinais, água e argila, entre outros. Estimula as possibilidade que o organismo tem de ser curado por si mesmo, quando livre de toxinas que se acumulam devido aos maus hábitos dos dias de hoje. Os métodos de tratamento estimulam as defesas naturais do corpo, preparando-o para a autocura. É a arte de reconstruir o organismo doente, através de estímulos suaves, reações curativas e regeneradoras.


A Naturopatia vê o ser humano como um todo, tratando diversos aspectos a nível físico, emocional, energético e mental, procurando equilibrar o organismo para restabelecer a saúde. Trata-se do uso de métodos naturais (técnicas ou remédios) que visam aumentar a resistência do organismo, desintoxicá-lo e prevenir possíveis doenças ou agressões. Trata a pessoa no seu todo e visa à promoção da saúde global, sendo benéfica num largo espectro de problemas médicos, incluindo estados infecciosos e degenerativos.


A terapia inclui alterações de hábitos alimentares e desencoraja hábitos nocivos, como o de fumar. Não se contentando com a eliminação dos sintomas, a Naturopatia vai à raiz do problema.Baseia-se no princípio de que o nosso corpo tem capacidade de autocura. E é ao estimular essa capacidade que podemos obter resultados positivos.


Técnicas adotadas pela Medicina Natural:
- Ortotrofia (nutrição natural)
- Kinesiterapia (exercícios)
- Hidroterapia (água)
- Helioterapia (sol)
- Dietoterapia (temperança)
- Aeroterapia (ar)
- Clinoterapia (repouso)
- Geoterapia (argila)
- Fitoterapia (ervas) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário