Acupuntura
A acupuntura tradicional consiste em introduzir agulhas de aço inoxidável em várias áreas do corpo. Ela surgiu há 5 mil anos, e é conhecida por fazer parte da tradicional medicina chinesa. O tratamento de acupuntura pode variar de algumas sessões, até vários meses. Muitos conhecem essa técnica como método de relaxamento, contra stress, ansiedade e outras coisas. A Organização Mundial da Saúde(OMS), reconheceu que há muitas doenças tratáveis com a acupuntura, mas é obvio que não são todas as doenças. Mas muitos dizem que as evidencias que sustentam a acupuntura são resultados da observação de praticantes e de estudos muito mal conduzidos, que a eficácia da acupuntura permanece incerta. A ciência não explica de que maneira as agulhas aliviam a dor, mas existem várias teorias. Uma delas é que os impulsos dolorosos são impedidos de chegar a medula espinhal, outra é que a acupuntura induz o corpo a produzir substancias anestésicas chamadas endorfinas, que reduzem a dor. Outras teorias surgem sobre o efeito placebo, que é uma reação psicológica do paciente, que também poderia causar o alivio da dor. Melzack e Wall, dois estudiosos dos efeitos da acupuntura, declaram que o alivio da dor é causado por vários meios de hiperestimulação sensorial, como a eletricidade e o calor, em qualquer área do corpo.
Os Meridianos Principais Na Medicina Tradicional Chinesa
Dentro da Medicina Tradicional Chinesa temos o capítulo Meridianos.
Meridianos são canais ou tsubos (ou “ki-ductos”) que circulam pelo corpo humano conduzindo o Ki/ Qi(japonês) ou Chi(chinês). O ki é a Energia em movimento constante. Qualquer alteração no fluxo desta energia – excesso ou estagnação – é responsável pelo um desequilíbrio energético que irá causar alterações em nosso corpo e saúde.
Os Meridianos principais são 12 pares. Divididos em Yangs e Yins, pertencentes aos 5 elementos: Metal, Terra, Fogo, Madeira e Água. São eles:
Meridiano (P) Pulmão (Yin): Trajeto: tronco para as mãos. Possui 11 pontos (P1 a P11). Pertence ao elemento Metal.
Meridiano (IG) Intestino Grosso (Yang): Trajeto: das mãos para o cabeça. Possui 20 pontos (IG1 a IG20). Pertence ao elemento Metal.
Meridiano (BP) Baço-Pâncreas (Ying): Trajeto: pés ao tronco. Possui 21 pontos (BP1 a BP21). Pertence também ao elemento Terra.
Meridiano (E) Estômago (Yang): Trajeto: cabeça para os pés. Possui 45 pontos (E1 a E45). Pertence ao elemento Terra.
Meridiano (C) Coração (Yin): Trajeto: tronco para as mãos. Possui 9 pontos (C1 a C9). Pertence ao elemento Fogo.
Meridiano (ID) Intestino Delgado (Yang):Trajeto: mãos para cabeça. Possui 19 pontos (ID1 a ID19). Pertence ao elemento Fogo.
Meridiano (R) Rim (Yin): Trajeto: pés para o tronco. Possui 27 pontos (R1 a R27). Pertence ao elemento
Água.
Meridiano (B) Bexiga (Yang): Trajeto: cabeça para os pés. Possui 67 pontos (B1 a B67). Pertence ao elemento Água.
Meridiano (CS) Circulação-Sexo (Yin): Trajeto: tronco para as mãos. Possui 9 pontos (CS1 a CS9). Pertence ao
elemento Fogo.
Meridiano (TA) Triplo Aquecedor (Yan): Trajeto: mãos para cabeça. Possui 23 pontos (TA1 a TA23). Pertence também ao elemento Fogo.
Meridiano (F) Fígado (Yin): Trajeto: pés para o tronco. Possui 14 pontos (F1 a F14). Pertence ao
elemento Madeira.
Meridiano (VB) Vesícula Biliar (Yang): Trajeto: cabeça para os pés. Possui 44 pontos (VB1 a VB44). Pertence ao elemento Madeira.
Os Meridianos fazem parte da Anatomia Energética, eles contém e fazem circular a energia que possuímos. Os Elementos (5) e Polaridades (Yin|Yang) a que pertencem determinam inúmeras características a cada meridiano, que por sua vez permite caracterizar que tipo de desequilíbrio um indivíduo pode ter.
Os Meridianos são a base para o diagnóstico e tratamento na MTC. Ao diagnosticar a alteração no fluxo energético em cada meridiano, o tratamento consiste em equilíbrá-lo, ou seja, reduzir a energia (sedar) quando ela se apresenta excessiva (yang) e aumentar a energia (tonificar) quando ela se apresenta estagnada ou diminuída (yin).
As formas e técnicas para equilibrar esta energia são diversas: através de massagens (pressão com os dedos, as palmas das mãos), acupuntura, moxabustão, ventosa, magnetos, mobilização energética, etc.
Como já dito,é a base, juntamente com os 5 elementos, da Medicina Tradicional Chinesa.
Imagens -Meridianos: Mental Blog | 5 Elementos: Keynes
Globo Reporter link da
Reportagem de Medicina Alternativa
http://www.youtube.com/watch?v=uCvXc8Zs6FU
Reportagem de Medicina Alternativa
http://www.youtube.com/watch?v=uCvXc8Zs6FU
Nenhum comentário:
Postar um comentário