sábado, 16 de julho de 2011

Acupuntura e os 5 elementos

Acupuntura




  A acupuntura tradicional consiste em introduzir agulhas de aço inoxidável em várias áreas do corpo. Ela surgiu há 5 mil anos, e é conhecida por fazer parte da tradicional medicina chinesa. O tratamento de acupuntura pode variar de algumas sessões, até vários meses. Muitos conhecem essa técnica como método de relaxamento, contra stress, ansiedade e outras coisas. A Organização Mundial da Saúde(OMS), reconheceu que há muitas doenças tratáveis com a acupuntura, mas é obvio que não são todas as doenças. Mas muitos dizem que as evidencias que sustentam a acupuntura são resultados da observação de praticantes e de estudos muito mal conduzidos, que a eficácia da acupuntura permanece incerta. A ciência não explica de que maneira as agulhas aliviam a dor, mas existem várias teorias. Uma delas é que os impulsos dolorosos são impedidos de chegar a medula espinhal, outra é que a acupuntura induz o corpo a produzir substancias anestésicas chamadas endorfinas, que reduzem a dor. Outras teorias surgem sobre o efeito placebo, que é uma reação psicológica do paciente, que também poderia causar o alivio da dor. Melzack e Wall, dois estudiosos dos efeitos da acupuntura, declaram que o alivio da dor é causado por vários meios de hiperestimulação sensorial, como a eletricidade e o calor, em qualquer área do corpo. 

Os Meridianos Principais Na Medicina Tradicional Chinesa

Dentro da Medicina Tradicional Chinesa temos o capítulo Meridianos.

Meridianos são canais ou tsubos (ou “ki-ductos”) que circulam pelo corpo humano conduzindo o Ki/ Qi(japonês) ou Chi(chinês).  O ki é a Energia em movimento constante.  Qualquer alteração no fluxo desta energia – excesso ou estagnação – é responsável pelo um desequilíbrio energético que irá causar alterações em nosso corpo e saúde.


Meridianos









Os Meridianos principais são 12 pares. Divididos em Yangs e Yins, pertencentes aos 5 elementos: Metal, Terra, Fogo, Madeira e Água.  São eles:

Meridiano (P) Pulmão (Yin): Trajeto: tronco para as mãos. Possui 11 pontos (P1 a P11).  Pertence ao elemento Metal. 
Meridiano (IG) Intestino Grosso (Yang): Trajeto: das mãos para o cabeça.  Possui 20 pontos (IG1 a IG20). Pertence ao elemento Metal.

Meridiano (BP) Baço-Pâncreas (Ying): Trajeto: pés ao tronco.  Possui 21 pontos (BP1 a BP21). Pertence também ao elemento Terra.
Meridiano (E) Estômago (Yang): Trajeto: cabeça para os pés.  Possui 45 pontos (E1 a E45). Pertence ao elemento Terra.

Meridiano (C) Coração (Yin):  Trajeto: tronco para as mãos.  Possui 9 pontos (C1 a C9).  Pertence ao elemento Fogo.
Meridiano (ID) Intestino Delgado (Yang):Trajeto: mãos para cabeça.  Possui 19 pontos (ID1 a ID19). Pertence ao elemento Fogo.
Meridiano (R) Rim (Yin):  Trajeto: pés para o tronco.  Possui 27 pontos (R1 a R27).  Pertence ao elemento 
Água.
Meridiano (B) Bexiga (Yang):  Trajeto: cabeça para os pés.  Possui 67 pontos (B1 a B67).  Pertence ao elemento Água.

Meridiano (CS) Circulação-Sexo (Yin):  Trajeto: tronco para as mãos.  Possui 9 pontos (CS1 a CS9). Pertence ao 
elemento Fogo.
Meridiano (TA) Triplo Aquecedor (Yan):  Trajeto: mãos para cabeça.  Possui 23 pontos (TA1 a TA23).  Pertence também ao elemento Fogo.

Meridiano (F) Fígado (Yin):  Trajeto: pés para o tronco.  Possui 14 pontos (F1 a F14).  Pertence ao
 elemento Madeira.
Meridiano (VB) Vesícula Biliar (Yang): Trajeto: cabeça para os pés.  Possui 44 pontos (VB1 a VB44).  Pertence ao elemento Madeira.

Os Meridianos fazem parte da Anatomia Energética, eles contém e fazem circular a energia que possuímos.  Os Elementos (5) e Polaridades (Yin|Yang)  a que pertencem determinam inúmeras características a cada meridiano, que por sua vez permite caracterizar que tipo de desequilíbrio um indivíduo pode ter.

As formas e técnicas para equilibrar esta energia são diversas: através de massagens (pressão com os dedos, as palmas das mãos), acupuntura, moxabustão, ventosa, magnetos, mobilização energética, etc.






















Como já dito,é a base, juntamente com os 5 elementos, da Medicina Tradicional Chinesa.














Imagens -Meridianos: Mental Blog | 5 Elementos: Keynes

Globo Reporter link da
Reportagem de Medicina Alternativa


http://www.youtube.com/watch?v=uCvXc8Zs6FU



Nenhum comentário:

Postar um comentário